Cuidado e responsabilidade

Entenda todos os critérios de avaliação

Compartilhe sua experiência de moradia baseada nos critérios de Segurança, Infraestrutura e Vizinhança. É importante pensar com responsabilidade antes de atribuir uma pontuação, a nota final poderá ajudar muitas pessoas.

Quais os indicativos de que aquele local é seguro?

É considerado seguro quando possui medidas de segurança eficientes, como acesso controlado, sistemas de segurança eletrônica, iluminação adequada, vigilância humana, proteção contra incêndios, manutenção preventiva e comunicação efetiva. Todas essas medidas devem ser planejadas e executadas de forma integrada, para garantir a segurança dos moradores e suas propriedades. Todas as variáveis são facilmente identificadas com sucesso quando você pensa no prédio A ou B? Quantos acidentes aconteceram nos últimos meses? Os porteiros são rigorosos quanto ao acesso?

Afinal de contas, o que significa ter uma boa vizinhança?

Uma boa vizinhança é caracterizada pelas relações positivas entre os vizinhos, respeito mútuo e comunicação aberta. Isso significa preocupação coletiva, ajuda em situações de emergência, respeito a privacidade e acima de tudo que todos se esforçam para evitar causar problemas uns aos outros. Em resumo: Se as pessoas são educadas, prestativas, respeitosas e que respeitam as regras do local onde vivem, promovendo um bem-estar coletivo e agradável.

E quanto a infraestrutura... como avaliar?

Uma boa infraestrutura de um prédio ou condomínio é aquela que garante o conforto e a segurança dos moradores, com sistemas elétricos e hidráulicos eficientes, acesso à internet de alta velocidade, elevadores e escadas seguras, segurança contra incêndios, sistemas de climatização eficientes, áreas comuns bem conservadas e uma boa gestão condominial. Antes de avaliar, observe se as coisas funcionam. Se reclamações são ouvidas, se o síndico está presente e disposto a resolver problemas e se existe falta/queda de água e luz, se existe manutenção na piscina, por exemplo.